Confira o que aconteceu nas || Jornadas ADS Estremoz


Tal como prometido estivemos presentes nas “|| Jornadas ADS Estremoz”.

Foram dois dias com colóquios interessantes e debates sobre assuntos que estão na ordem do dia.

Expositor da Associação de Criadoresde Bovinos da Raça Charolesa nas || Jornadas ADS Estremoz.

Palestra do DR. Miguel Matos nas || Jornadas ADS Estremoz.

 

 

Assistimos às palestras direcionadas aos produtores onde tivemos a oportunidade de ouvir:

  • Dr. Miguel Matos - Médico Veterinário, atualmente nos quadros da Zoetis Portugal com responsabilidades técnicas na área dos animais de produção. Explicou como podemos controlar o parasitismo de forma sustentável, alertou para o perigo do aumento da resistência aos desparasitastes e como a utilização excessiva ou fora da época correta, pode promover a ecotoxicidade dos solos na exploração.
  • Dr. André Pires Preto – Médico Veterinário, que nos trouxe de forma inovadora e chocante a importância da biossegurança nas explorações. Se todos nós no dia-a-dia exercemos comportamentos de biossegurança sem os pormos em causa, porque não o fazemos dentro das nossas explorações?! É “tempo de proteger”.
  • Dr. Ricardo Bexiga – Médico Veterinário, Professor na FMV/UTL e consultor na Serbuvet. Expôs as normas e vantagens do controlo da BVD ( Diarreia Viral Bovina) e IBR (Rinotraqueíte Infeciosa Bovina). Explicou como se transmitem e dissipam estes agentes, propôs métodos de biossegurança e planos de erradicação das doenças na exploração. Esclareceu as normas propostas pela DGAV para a certificação de “exploração livre” e as vantagens na venda dos animais.
  • Dr. João Cannas da Silva – Médico Veterinário, Professor catedrático na FMV – Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias. Nesta palestra o Doutor ensinou como reconhecer sinais de parto e como atuar para que não haja perda de vitelos. Falou também sobre o maneio da vacada e o quão importante é a identificação dos animais gestantes (realizando exames rectal e ecografia), a divisão dos mesmos em grupos por tempo de gestação e a alimentação pré e pós parto.
  • Dr. António José Carola Espiguinha Cortes – Médico Veterinário, exerce em clínica, cirurgia e reprodução de espécies pecuárias. Apresentou o exemplo de uma exploração a fim de demonstrar que com a ajuda do diagnóstico de gestação e a divisão dos animais em grupos conseguimos evitar gastos desnecessários e rentabilizar a exploração.
  • Henrique Macau Pereira – Gestor Agrícola. O empresário deu a conhecer o seu projeto iniciado em 2005 com objetivo de criação de bovinos de raça pura em sistema biológico. Caracterizou a sua exploração, falou sobre as dificuldades, como as ultrapassou e como hoje em dia ganha “frutos” do investimento financeiro e pessoal que realizou.
  • Engº. Nuno Belo Marques – Engenheiro Mestre em Agronomia, Gerente da Portalimpex. Mostrou como gere a sua exploração de bovinos de carne, criando oportunidades na produção sustentável tornando-se autossuficiente e não estando sujeito às oscilações do mercado.
  • Dr. José Olveira – Medico Veterinário, Responsável da Unidade de Negócio de Medicamentos Veterinários do grupo Medinfar (laboratório sorológico). A utilização excessiva de antibióticos e muitas das vezes os errados, leva-nos a um crescimento da resistência antibiótica preocupante. Como tal a Medinfar deu a conhecer as “vacinas em rebanho”, método inovador que prometer ser o futuro da Produção Animal, consiste numa vacina produzida a partir das bactérias recolhidas da exploração em causa. Ou seja cada exploração pode fazer uma vacina à sua “medida”, evitando assim excessos e antibióticos desnecessários.  
  • Prof. Dr. Mário de Carvalho – Professor catedrático de Agricultura Geral na Universidade de Évora, divide a sua atividade entre o ensino e a investigação. Teve como tema a integração entre o sequeiro e o regadio numa estratégia de sustentação da produção animal. Alertou para a possível toxicidade dos solos e como a superar. Demonstrou como o regadio pode ser dispendioso, aconselhando alternativas e defende a sementeira direta quando bem efetuada.
  • Prof. Dr. Manuel Cancela d’Abreu – Medico Veterinário, Professor e investigador na Universidade de Évora na área da Nutrição e Alimentação Animal, que nos elucidou com estratégias de alimentação de ruminantes em extensivo.

Pedimos desde já desculpa aos restantes oradores, que também nos trouxeram temas relevantes para Agricultura e Produção de Ovinos, mas por serem assuntos que se distanciam da bovinicultura não faria sentido referi-los aqui.

Gostaríamos de agradecer devidamente o convite á ADS Estremoz e dar os parabéns pela excelente organização e a forma como nos recebeu.

 

Escrito e editado por: Sara Mega Fernandes e Fernando Pires Victor (06/02/2018)