Caracterização da Raça


Características Raciais

  • Pelagem uniformemente branca, apresentando-se por vezes creme. Mucosas claras , sem malhas.
  • Morfologicamente a raça bovina Charolesa é comprida, larga, com linha superior dorso-lombar direita e volumosa. Os membros são fortes e bem aprumados, com a nádega bastante volumosa, arredondada e caída. A anca é ligeiramente apagada mas bastante larga, assim como a garupa. Tórax profundo, bem arqueado e com uma boa ligação à espádua. A linha abdominal é paralela à linha dorso-lombar.
  • A cabeça é relativamente pequena, curta, fronte larga, rectilínea ou ligeiramente côncava.
  • No que se refere em termos ponderais, é uma raça bastante corpulenta, com pesos em adulto entre os 650 a 800 Kg para as fêmeas, e de 950 a 1200 Kg para os machos.

Características Reprodutivas

  • Tem performances reprodutivas superiormente reconhecidas na precocidade sexual (14 meses); na fertilidade (91,9 %) e na prolificidade (106 %).
  • Elevada produção leiteira, o que permite ao vitelo exteriorizar ao máximo o seu potencial genético para o crescimento. Grande longevidade devido à sua robustez. É frequente vermos num núcleo puro, reprodutoras com 10 e mais partos.
  • Boa aptidão para o parto, devido à elevada pressão de selecção que foi alvo nos últimos 20 anos.

Características Ponderais

  • É sem dúvida a raça que apresenta a maior velocidade de crescimento, o menor índice de conversão dos alimentos grosseiros em carne e consequentemente, o maior potencial de crescimento. Associado a estas características zootécnicas, a sua excelente conformação morfológica em peças nobres, o seu grande rendimento em carcaça e a sua rusticidade, garantem ao produtor uma produtividade excelente e um rendimento elevado.

No cruzamento

  • A raça Charolesa em linha pura é considerada como sendo uma raça raceadora, devido à sua grande homozigotia para os caracteres de crescimento e de morfologia. Esta característica possibilita uma transmissão elevada aos seus descendentes das suas qualidades genéticas, o que permitirá aumentar a precocidade das raças tardias, reduzindo o período de engorda, e aumentar a conformação da carcaça em peças nobres, obtendo-se assim, um produto de qualidade e de valor superior.

Em linha pura

  • A pureza e boa qualidade dos animais produzidos em Portugal,é rigorosamente controlada e garantida pelo Livro Genealógico Português da raça Bovina Charolesa, através da emissão de CERTIFICADOS GENEALÓGICOS.



É neste conjunto de características que se baseia, sem dúvida, o grande êxito da utilização do Charolês em Portugal, tanto para obtenção de animais puros, como na obtenção de produtos industriais, nomeadamente através do cruzamento com as nossas raças autóctones.

EXIJA SEMPRE O SEU CERTIFICADO GENEALÓGICO!